Minha lista

domingo, 7 de fevereiro de 2021

 O menino do dedo verde

me aponta uma Ilha perdida.

Depois desta viagem, meus olhos

se perderam em pastos verdejantes.

E Antes que caiam as estrelas me

levaram A tríplice vitória do amor. 

Entre A cruz e o punhal, surgiram 

Crime e castigo.

Éramos seis me fez pensar na apareceu

Casa das sete mulheres, que

 também era  a minha..  O menino de  engenho

veio me visitar. Trouxe consigo

O Doidinho, Bamguê, até Pedra Bonita.

Também vieram Os cangaceiros.

Inocência apareceu e Vidas secas

também quis reforçar O quinze, mas Alencar

mostrou-me Cinco minutos, acompanhado de

A viuvinha.Eu lhe pedi O tronco do Ipê.

Machado disse que eu acompanhasse

Helena, que veio junto  A senhora.

Eu já tinha conhecido Alencar em

companhia de Iracema, foi quando 

ele me mostrou Ubirajara.

Eu mesma empreendi algumas

viagens. Nelas segui Machado até

Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas

preferi o Dom Casmurro, de quem

muito mais se fala.

Com maior maturidade, o João Ubaldo

me levou a ouvir Viva o povo Brasileiro. 

mas o Augusto Cury, também me falou

do Futuro da Humanidade. Deixei ele me dizer:

Nunca desista de seus Sonhos! Mas não

me deixei escapar da Felicidade roubada.

E como esquecer de contar-lhes?

Gente pobre, o Dostoievsky fez questão 

de apresentar-me. Olha que o Tolstoi já me

 apresentara Guerra e Paz. E o Garcias Marques

primeiro havia me apresentado

 Amor nos tempos do Cólera,e logo após,

Cem anos de solidão. Aí eu já tinha ido morar

no mundo das letras e então encontrei:

Laços de Família, Bagagem, Retorno e Terno

, Aperreios de Alzira, Causos de Santaluz,

 Lili Passeata, O Cortiço, A Moreninha,

A Bela e a Fera, Cidades Invisíveis, A Normalista,

A carne, Mar Morto, Capitães de Areia, e tantos, 

tantos outros! Alguns se perderam na memória,

mas a essência desta história é que não existe

final na trajetória de um leitor.

E o que é mais importante:

A LEITURA, salva!


Comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
any, a poetisa © Copyright | Template By Mundo Blogger |